O que é soft skill?

As soft skills são usadas no nosso convívio social e ter essas habilidades bem desenvolvidas é sinal de autoconhecimento e inteligência emocional. O mercado busca pessoas que têm tanto as hard quanto as soft skills.



Você já deve ter lido ou ouvido falar no termo soft skill em algum momento da sua vida. Essa expressão em inglês em se refere a habilidade de comunicação entre as pessoas e vem ganhando bastante destaque nos dias de hoje.


Essas características permite o bom relacionamento e a geração de boas ligações entre as pessoas. Elas são conquistas por meio das vivências pessoais, mas nada impede que você faça algum exercício para desenvolvê-la no seu dia a dia.

É preciso conhecer bem esse tema, para saber como desenvolver as suas próprias habilidades. Continue lendo esse texto e saiba mais informações.



Quais são as soft skills mais conhecidas?

Depois de falar um pouquinho sobre o que são as soft skills, você deve estar se perguntar quais são elas, não é mesmo?

Essas habilidades são aquelas que não são técnicas – as hard skills –, ou seja, elas dizem respeito à forma de se relacionar com os outros e como:

  • adaptabilidade;

  • criatividade;

  • colaboração;

  • comunicação;

  • empatia;

  • espírito empreendedor;

  • gestão de tempo e pessoas;

  • flexibilidade;

  • inteligência emocional;

  • liderança;

  • persuasão;

  • orientação para o resultado.

As soft skills são aquelas que não podemos comprovar por meio de um diploma ou certificado, como as hard skills, elas são percebidas por meio do comportamento das pessoas no dia a dia.


Qual a importância das soft skills?

Como mencionamos no início do texto, as soft skills são aquelas responsáveis por intermediar o relacionamento entre as pessoas e isso influencia diretamente.

Desenvolver essas habilidades faz com que você reconheça qual é o seu foco, aumente a produtividade e seja produtivo na hora de executar as atividades do seu dia a dia.

As soft skills são muito importantes para quem deseja exercer cargos de liderança, pois nesse caso, é necessário muito mais do que habilidades técnicas. É necessário saber como lidar com as pessoas que fazem parte da sua equipe.

Como desenvolver as soft skills?

Ao contrário das hard, as soft skills são mais difíceis de serem aprendidas, pois elas dependem do desenvolvimento de cada pessoa. Para fazer o seu desenvolvimento, você precisa incluir 4 atividades na sua rotina:

Autorregulação

É uma das primeiras atividades que você deve colocar em prática para desenvolver essa habilidade. É preciso que você faça um exercício para conhecer melhor as suas emoções para conseguir se recuperar de momentos de estresse.

Autoconhecimento

É a segunda atividade necessária para desenvolver as habilidades que são soft. É importante que você faça uma reflexão para entender qual dessas competências você precisa aprimorar e qual o melhor caminho.

Gerir o seu tempo

Quando estamos desenvolvendo alguma atividade, estamos em um processo de concentração e ter interrupções pode atrapalhar a sua atividade. Por isso, saber definir horários e as prioridades no seu dia a dia contribuem para um trabalho bem feito.

Receber o feedback

Sabemos que o processo de desenvolver as soft skills é muito individual, mas para saber como as pessoas ao seu redor estão percebendo essas mudanças, é preciso solicitar que eles lhe ofereçam um feedback das suas ações.

Desenvolver as soft skills são muito importantes para o nosso convívio social, por isso, buscar o seu desenvolvimento pode garantir destaque na vida profissional.

O que achou do nosso texto? Deixe um comentário com a sua opinião.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Vivadi_logo-extenso-vermelho.png
Acompanhe pelas redes
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Icono de YouTube
  • Gris Facebook Icono

Rua Booker Pittman, 163

Morumbi, São Paulo – SP
CEP: 04711-030

+55 11 94925-5796

contato@vivadi.com.br