Cultura de estudo: como criar essa cultura na minha escola?

Temos um problema! A maioria dos alunos deixa nossas escolas sem terem alcançado a autonomia de aprender a aprender. Uma habilidade necessária, hoje, para qualquer profissão.


Temos uma bela proposta! Durante mais de um ano, educadores e pesquisadores do Vivadí buscaram as maiores referências internacionais no Aprender a Aprender e sintetizaram suas propostas num programa que vai ajudar nossos alunos no desenvolvimento da autonomia de estudar e aprender.


O que você visualiza quando escuta a palavra estudo? Se você pensou somente em cadernos, mesa, cadeira, papéis escritos, silêncio e muita concentração, preste atenção, pois você pode estar passando pela visão estereotipada dessa atividade.


Percebemos que nos últimos anos e nas escolas de todo o país, o estudo é uma competência que está marginalizada da prática escolar. Os alunos têm que estudar, no entanto, eles não são orientados em como fazer isso. É a partir dessa falta de preparação que vem a concentração nas atividades de decorar, repetir e resumir para tentar guardar alguma informação.


Como se cria uma cultura?

Primeiramente através da conscientização da comunidade educativa sobre a necessidade de se estabelecer dentro da escola essa cultura de estudo. Sim, a escola precisa reconhecer o ato de aprender a estudar é intencional, precisa da ação da escola.

A cultura consiste no desenvolvimento do nível de consciência de uma comunidade sobre algum problema. Assim, quem está inserido neste ambiente começa a criar o entendimento sobre determinadas práticas e quais são as formas de agir mediante essa situação. E é somente a partir do exercício diário e intenso que esse costume começa a se enraizar naquela sociedade.


O que é uma cultura de estudo?

Um ambiente escolar que estimule o aluno a aprender experimentando itinerários sugeridos pelos professores e pela escola. Um ambiente escolar que estimule o aluno a aprender construindo seu proprio modelo de aprendizagem, identificando o que mais gosta com o que mais funciona no seu processo de autonomia.

Essa atividade é realizada pelos alunos sozinhos ou em conjunto, mas não conta com a tutoria da escola. Esse é o gesto mais autônomo que o aluno tem. Por isso, a cultura de estudo consiste em ajudar os alunos a estudar mais e da melhor forma.


Por que a cultura de estudo é importante?

Em geral, estuda-se porque se é obrigado pela escola ou pela família. E quando eles se formam, muitos param essa prática, pois ela deixa de ser obrigação. Por isso nessa atividade, os alunos precisam de uma maior quantidade de preparação para que eles exerçam essa autonomia de maneira qualificada.


Quando se estuda apenas para decorar, não se gera real conhecimento. Dessa forma, muito do que se estudou acaba sendo esquecido logo e não é incorporado à vida da criança. E a cultura de estudo vem com a criação de três objetivos que são:

  1. desenvolver a autonomia do aluno e o seu prazer pelo estudo;

  2. legitimar diferentes estilos de estudo, valorizando as particularidades de cada aluno;

  3. implementar uma estratégia pedagógica de transição entre o ensino fundamental anos iniciais e o fundamental anos finais.


É a partir desses três direcionamentos que as escolas vão começar a implementar essa prática e consciência no ambiente escolar. Assim, o aluno desenvolve um relacionamento mais intenso com o estudo, que é algo que vai acompanhá-lo a vida inteira.


Estudar é uma tarefa difícil, mas se for introduzida desde cedo na cultura escolar, ela pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Por isso, o que propomos é que as escolas preparem os alunos não apenas no seu campo cognitivo, mas também

emocional para aprender a lidar com essa responsabilidade.


Gostou do nosso texto sobre a cultura de estudo e quer saber mais?

Convidamos você a se inscrever no nosso SOFT SKILLS WEBINAR SERIES da próxima quinta-feira (18/02), às 18h30, para discutirmos mais sobre como ensinar os seus alunos a estudar.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Vivadi_logo-extenso-vermelho.png
Acompanhe pelas redes
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Icono de YouTube
  • Gris Facebook Icono

Rua Booker Pittman, 163

Morumbi, São Paulo – SP
CEP: 04711-030

+55 11 94925-5796

contato@vivadi.com.br