CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS

Presente em conexão versus futuro abstrato:

Harmonia

Tempo estimado: 20'

Objetivos

 

Os objetivos deste Nano-Curso são: 

  • Introduzir o conceito de harmonia como um valor transversal do programa Vivadí.

  • Revisar os antecedentes e as vantagens pedagógicas do uso de técnicas de mindfulness nas escolas.

Sugerimos que você reveja esses objetivos quando terminar o curso!

Introdução:

Começando do zero

 

Nossos alunos não são meros hemisférios cerebrais e seus corpos não são meros veículos do pensamento. O aluno deve ser entendido como um ser integral a ser nutrido em todas as suas dimensões. É por isso que o cuidado, a preservação e o controle da integridade física e espiritual desempenham um papel fundamental na aquisição de habilidades, principalmente quando estão baseados na expressão e interação sociocultural, como acontece com o uso da linguagem. Em Vivadí dedicamos tempo e espaço ao "aqui e agora" dos nossos alunos; procuramos conectar seus corpos com suas mentes e almas para poder desenvolver a aprendizagem como uma entidade única.

 

Harmonia

Para algumas pessoas a ausência de estímulos visuais pode parecer desconfortável, afinal de contas, o pleno poder de imaginação não é algo que surge espontaneamente em todas as pessoas.

 

A atividade da Visão Consciente pode ser útil para os que se identifiquem com isso. É um exercício muito simples, que requer apenas uma janela com uma boa vista. O facilitador deve orientar o grupo seguindo estes passos:

Passo 1: encontre uma janela com lindas paisagens para observar;

 

Passo 2: observe bem tudo o que há para ver. Evite rotular e categorizar o que você vê do outro lado; em vez de pensar em “pássaros” ou “sinais de trânsito”, tente notar as cores, os padrões ou as texturas;

 

Passo 3: preste atenção ao movimento da grama ou das folhas. Observe as diferentes formas que estão presentes neste pequeno segmento do mundo que você pode ver. Tente ver esse pequeno pedaço do mundo como se você fosse uma pessoa que não está familiarizada com essas paisagens;

 

Passo 4: não seja crítico, apenas observador. Seja consciente, não obsessivo;

 

Passo 5: se você se distrair, tente levar sua mente para longe desses pensamentos e focalizar em uma cor ou forma para conseguir colocá-la de volta no estado correto.

 

Vídeo conceitual

É hora do show

No próximo vídeo Pablo Doberti, fundador da Vivadí, aborda no conceito de harmonia a racionalidade, um dos pilares fundamentais de qualquer processo de aprendizagem.

Leituras

Ferramentas  para aumentar o conhecimento

 

Suman Virdi Batra é professora de yoga e mindfulness para crianças. Ela também treina professores para o programa "yoga in your school", que inclui a proposição de intervalos de três minutos para a prática de yoga na sala de aula. O artigo a seguir faz uma abordagem séria e assertiva sobre a importância de trabalhar com o “aluno inteiro” nas escolas.

 

Frases

Muro das citações

"A verdadeira meditação é como você vive sua vida" - Jon Kabat-Zinn
“Seja feliz no momento. Isso é suficiente. Cada momento é tudo o que precisamos. Nada mais”- Madre Teresa
 

Apelo à ação

Na hora H

Em todas as práticas docentes  existem aspectos que merecem ser reconhecidos e celebrados e outros que devem ser repensados ou eliminados. Sugerimos, em função dessa dinâmica de análise, refletir sobre os seguintes pontos:

 

A- Em que momentos da dinâmica você pode apreciar, como professor do Vivadí,  a valoração que os alunos fazem sobre o seu próprio "aqui e agora"? Em outras palavras, em que medida você pode ter melhorado o nível de consciência dos alunos com as atividades que realizam?

 

B- Em que momentos da dinâmica os alunos não conseguem adquirir o nível de concentração ou consciência desejável? Sugerimos refletir sobre as intervenções ou alterações que possam ajudar a melhorar o nível de conexão com o presente na sala de aula.

 

Resumo

Em poucas palavras

1º Conceito - A experiência corporal é central no processo de aquisição da língua. A consciência do "aqui e agora" no aluno aumenta a eficiência do seu processo cognitivo.

2º Conceito - Mindfulness é um processo psicológico que tem como objetivo trazer a atenção para as experiências que ocorrem no presente.  Estas práticas podem ser desenvolvidas através da meditação ou de outras metodologias de treinamento.

3º Conceito - A aplicação do mindfulness nas escolas tem como objetivo acalmar e relaxar os alunos e os educadores, gerando compaixão e empatia nas pessoas.

4º Conceito - Estudantes argumentam que a aplicação da prática de mindfulness melhora os objetivos da educação no século 21, proporcionando uma rápida adaptação às mudanças do mundo atual e gerando cidadãos solidários e comprometidos.

5º Conceito - Pesquisas demostraram que não é a raça, a cultura, o idioma, o ambiente, o QI ou a renda mensal de uma pessoa o que a transforma numa pessoa de sucesso. É a capacidade de autocontrole.

6º Conceito - As três características importantes dos programas de mindfulness nas escolas são: devem ser breves, devem estar dirigidos especificamente às crianças e devem conter práticas repetitivas. 

7º Conceito - A autorregulação deve ser ensinada junto com os temas acadêmicos. Imagine toda uma geração de crianças que pensam e fazem escolhas de forma consciente. 

 

Auto-avaliação

Se olhando no espelho

Ao contrário de outros Nano cursos, não vamos focar a autoavaliação nos conceitos que você adquiriu ao longo do curso. Em vez disso, propomos um teste chamado MAAS (Mindful Attention Awareness Scale), que é muito usado para medir o nível de autoconsciência que você tem em relação a sua vida diária. 

Esse teste dura 10 minutos e tem como objetivo fazer refletir sobre as práticas e os comportamentos que, provavelmente, têm implicações na forma como você conduz as aulas.

TESTE DE MINDFULNESS OU ATENÇÃO COMPLETA

Nome do questionário: Mindful Attention Awareness Scale (MAAS)

Autor: Kirk Warren Brown, Ph.D. & Richard M. Ryan, Ph.D.

MAAS é um questionário com quinze itens. Seu objetivo é avaliar a predisposição da pessoa para a prática de mindfulness. Em outras palavras, avaliar a consciência, aberta ou receptiva, em relação ao que está acontecendo no presente. O questionário apresenta fortes propriedades psicométricas e foi validado com dados de estudantes universitários, comunidades e pacientes com câncer.

Instruções:

A seguir, você encontrará uma série de afirmações sobre sua experiência diária. Usando uma escala de 1 a 6, indique com que frequência você vive cada uma delas. Tente responder de acordo com a sua experiência e não com o que você pensa que deveria ser. Por favor, analise individualmente cada afirmação.

1 = Quase sempre  2 = Com muita frequência  3 = Com alguma frequência

4 = Não é frequente  5 = Raramente 6 = Quase nunca

1. Às vezes, quando sinto uma emoção, não consigo decifrá-la de forma imediata.
2. Eu quebro ou derrubo coisas por descuido, por não prestar atenção ou por pensando em outra coisa.
3. Acho difícil manter o foco no que está acontecendo agora.
4. Costumo andar rápido para chegar aos lugares e não presto atenção ao que acontece comigo ao longo do caminho.
5. Só sinto tensão ou desconforto físico quando alguém ou alguma coisa chama a minha atenção para isso.
6. Esqueço o nome da pessoa quando sou apresentado pela primeira vez.
7. Às vezes sinto que estou fazendo as coisas em modo "automático", sem consciência.
8. Faço as atividades com pressa e sem concentração.
9. Estou tão concentrado no objetivo que perco a noção do que estou fazendo para alcançá-lo.
10. Realizo trabalhos ou tarefas automaticamente, sem consciência do que estou fazendo.
11. Ouço as pessoas com "um ouvido" porque penso ou faço outras coisas ao mesmo tempo.
12. Dirijo ou ando de ônibus no “piloto automático”.
13. Estou constantemente preocupado com o passado ou o futuro.
14. Às vezes percebo que faço as coisas sem prestar atenção.
15. Costumo lanchar sem ter consciência do que estou comendo.
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