CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS

Tempo estimado: 20'

Repetir vs. Comprovar:

Frequência

 

Objetivos

Os objetivos deste Nano-Curso são: 

  • Compreender a importância e a eficácia da repetição de rotinas de trabalho como estratégia de aquisição da língua. Este sistema supera o sistema de avaliação tradicional.

  • Entender como funciona o modelo de frequência em Vivadi, como foi pensado e qual será o seu papel como docente.

Sugerimos que você reveja esses objetivos ao concluir o curso!

Antes de começar

Embora não saiba sobre o assunto deste Nano-Curso, tenta responder essa pergunta. Qualquer resposta é válida!

Exercício de Mindfulness:

Harmonía

Vídeos conceituais

É hora do show

Para continuar desenvolvendo a temática que nos interessa, recomendamos escutar o seguinte audio. Às vezes as metáforas nos ajudam a entender melhor!

Frequência - Podcast
00:00 / 00:00

Frequência gera um ritmo constante e fluido que contrasta com o ritmo espasmódico da escolaridade tradicional, que é determinada pela carga de trabalho distribuída de forma desigual.

Então ¿qual será seu papel como docente?

  • Ser  gerador de uma atmosfera que transmita aos alunos confiança para desenvolver novas capacidades em relação à comunicação em inglês.

  • Dar segurança ao repetir a rotina. Ser claro no início, no desenvolvimento e no final de cada encontro.

  • Gerar entusiasmo e curiosidade pelo conteúdo com a sua forma de ensinar.

 

O próximo vídeo vai te ajudar a entender a diferença entre “repetir" e "comprovar”. Comprovar se refere à avaliação da escola tradicional, que pretende certificar o saber do aluno num momento determinado, gerando uma situação estressante no processo de aquisição de uma habilidade em vez de gerar confiança pelas vitórias alcançadas.

Apelo à ação

Na hora H

Auto-avaliação

Se olhando no espelho

Só você vai poder identificar quais foram os conceitos que aprendeu neste Nano-Curso. Chegou a hora da auto-avaliação.

 

O que significa frequência?

Por que a gente escolheu frequência como uma das bases da nossa estrutura pedagógica?  

 

Acreditamos que a escola falhe porque tem uma abordagem didática errônea em relação ao ensino de inglês. A língua é tratada como as outras matérias regulares como, por exemplo, geografia ou matemática. Precisamos, urgentemente, de um tratamento pedagógico totalmente diferente. Todavia há especificidades que são muito importantes e que precisam ser consideradas no ensino do inglês. Nosso diferencial está numa abordagem pedagógica inovadora. E esta abordagem inovadora se baseia na idéia de frequência e não na idéia de carga horária.

Concordamos com as escolas que a carga horária que o inglês ocupa na grade curricular é muito pequena para poder proporcionar uma aprendizagem real e que permita o uso comunicativo da língua inglesa. Além disso, acreditamos que a imersão no idioma é a melhor maneira de adquiri-lo como ferramenta comunicativa. Por outro lado, sabemos que as famílias no Brasil estão lutando para que suas crianças possam aprender o idioma, pagando um curso de idioma extra curricular. ou tentando aprender o inglês para, depois, transmitir esse conhecimento em casa.

Desta forma, devemos aproveitar esse esforço. Seguindo a idéia de imersão, vamos pedir aos pais que estimulem as suas crianças pelo menos uma vez por dia. Acreditamos que a chave está na frequência e não na carga horária. A aquisição do inglês com uma carga horária mínima representa um sistema de ensino espasmódico em relação à intensidade por imersão. E já percebemos que essa não é a forma para adquirir o idioma.

Por isso, propomos um sistema de frequência intensa e constante (todos os dias um pouco). Temos as ferramentas para conseguir atingir esse objetivo.

 
 
 

Você deve entrar em contato com o inglês todos os dias. Pode optar por ver um filme em inglês, ouvir uma lista de reprodução de músicas, ler um artigo ou uma revista, ouvir um podcast, etc.

É importante a frequência, um pouco todos os dias, durante uma semana inteira!

Sugerimos colocar um alarme no seu telefone, um lembrete  ou colocar o logo Vivadí como plano do fundo do seu telefone.

 

Introdução:

Começando do zero

Frequência - Harmonía
00:00 / 00:00
Vivadi_logo-extenso-vermelho.png
Acompanhe pelas redes
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Icono de YouTube
  • Gris Facebook Icono

Rua Booker Pittman, 163

Morumbi, São Paulo – SP
CEP: 04711-030

+55 11 94925-5796

contato@vivadi.com.br