CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS

Usar vs. Saber:

Produção

Tempo estimado: 15'

Objetivos

 

Os objetivos deste Nano-Curso são: 

  • Compreender a importância de gerar um ambiente confiável para que os alunos sejam encorajados a conversar.

  • Identificar as diferenças entre usar uma língua e conhecer suas regras gramaticais.

  • Entender as partes que fazem a produção: automática e espontânea.

Sugerimos que você reveja esses objetivos quando terminar o curso!

Introdução:

Começando do zero

 

Os alunos que estudam uma segunda língua não devem só aprender gramática ou vocabulário. Seu objetivo principal deve ser comunicar e, para isso, é essencial falar, algo que para muitos alunos não é fácil nem confortável.

Você só aprende falando. Para que um aluno fale, ele deve se sentir cômodo, confiante e motivado. Devemos transmitir aos nossos alunos que aprender uma língua estrangeira não é algo que se consegue de um dia para o outro. Sabendo isso eles não vão se desanimar se os resultados não chegarem na hora. Na metodologia Vivadí, o professor é o responsável de gerar uma atmosfera engajadora na sala de aula, um lugar onde a comunicação e a confiança sejam a base do aprendizado.

 

Exercício de Mindfulness:

Harmonía

Produção - Harmonía
00:00 / 00:00
 

Vídeo conceitual

É hora do show

Esperamos que você possa entender a diferença entre conhecer as regras gramaticais e o uso do inglês como uma habilidade comunicacional. Dê uma olhada neste vídeo!

Atividade

Ferramentas  para aumentar o conhecimento

 

1. Pegue uma folha.

2. Dividida a folha em duas partes com uma linha.

3. Escreva “conhecer o idioma Inglês” do lado esquerdo, e à direita  “usar o idioma”.

4. Localize cada um desses conceitos onde você achar melhor.

Conhecer as regras gramaticais - Pedir licença para ir ao banheiro - Contar o que você fez no final de semana - Perguntar sobre a previsão do tempo - Lista de verbos - Perguntar o nome de alguém - Responder como está sua família - Responder o que você comeu ontem - Vocabulário - Fazer uma lista de animais - Contar a um amigo qual é seu animal favorito - Cantar uma música que você já conhece.

Vamos trabalhar com as palavras que você classificou em “usar o idioma”.

 

Dentro da produção de uma língua encontramos dois tipos diferentes: produção automática e produção espontânea.


Usamos a produção automática para ações do dia a dia que sabemos de memória. Talvez não sabemos o significado de cada uma das palavras que falamos ou porque estão postas de certa forma. Mas sabemos que a frase "posso ir ao banheiro?" me permite sair da sala de aula.

 

A produção espontânea é a que usamos para conversas longas. Temos que usar as palavras que conhecemos da maneira que achamos melhor e ordená-las de acordo com as regras que estamos adquirindo.

 

Os alunos são incentivados a falar quando o clima de confiança na sala de aula é elevado.

Agora, voltando a nossa folha:

5. Divida em dois novamente a parte da folha que você deixou para "usar o idioma".

6. Na parte superior vai escrever "produção automática" e na parte inferior "produção espontânea".

7. Por último vai separar nos dois tipos de produções todas as palavras que você colocou na parte de "usar a língua" e tente desenhar alguma coisa que represente a idéia usar (automática e espontânea) e a idéia saber.

 

 - Se tiver coragem compartilhe o que você fez com a comunidade Vivadí para incentivar a participação dos outros professores nos nossos Nano-Cursos.

Upload
Max File Size 15MB
  • Facebook
  • Instagram
 

Frases

Muro das citações

"Crianças - todas as crianças - lhes garanto, estão preparadas para a aventura do aprendizagem inteligente. Eles estão cansados de serem tratados como bobos ou como adultos em miniatura. São o que são e têm o direito de serem o que são: mudar de natureza, porque aprender é mudar o jeito de ser no mundo. "- Emilia Ferreiro
"Não devemos esquecer que falar se aprende falando" Ingrid Mosquera Gende
 

Apelo à ação

Na hora H

Durante a semana você deve se concentrar em identificar as situações em que os alunos usam frases armadas, onde não conhecem o significado exato das palavras.

 

Resumo

Em poucas palavras

Na metodologia Vivadí  professor será o responsável de gerar um ambiente engajador na sala de aula. Um lugar onde a comunicação e a confiança sejam a base da aprendizagem.

 

Usar vs Saber:

Usar é dar à língua um uso significativo de comunicação.

Saber é aprender as regras da língua.

 

Existem dois tipos de produções:

Usamos a produção automática para ações do dia a dia que aprendemos de cor.

A produção espontânea é usada para conversas longas. Temos que usar as palavras que conhecemos da maneira que acharmos melhor e ordená-las de acordo com as regras que estamos adquirindo.

 

Auto-avaliação

Se olhando no espelho

Só você vai poder identificar quais foram os conceitos que aprendeu neste Nano-Curso. Chegou a hora da auto-avaliação.

Acompanhe pelas redes
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Icono de YouTube
  • Gris Facebook Icono

Rua Booker Pittman, 163

Morumbi, São Paulo – SP
CEP: 04711-030

+55 11 94925-5796

contato@vivadi.com.br