CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS
Usar vs. Saber:
Produção
Tempo estimado: 15'
Objetivos
Os objetivos deste Nano-Curso são:
-
Compreender a importância de gerar um ambiente confiável para que os alunos sejam encorajados a conversar.
-
Identificar as diferenças entre usar uma língua e conhecer suas regras gramaticais.
-
Entender as partes que fazem a produção: automática e espontânea.
Sugerimos que você reveja esses objetivos quando terminar o curso!
Introdução:
Começando do zero
Os alunos que estudam uma segunda língua não devem só aprender gramática ou vocabulário. Seu objetivo principal deve ser comunicar e, para isso, é essencial falar, algo que para muitos alunos não é fácil nem confortável.
Você só aprende falando. Para que um aluno fale, ele deve se sentir cômodo, confiante e motivado. Devemos transmitir aos nossos alunos que aprender uma língua estrangeira não é algo que se consegue de um dia para o outro. Sabendo isso eles não vão se desanimar se os resultados não chegarem na hora. Na metodologia Vivadí, o professor é o responsável de gerar uma atmosfera engajadora na sala de aula, um lugar onde a comunicação e a confiança sejam a base do aprendizado.
Exercício de Mindfulness:
Harmonía
Vídeo conceitual
É hora do show
Esperamos que você possa entender a diferença entre conhecer as regras gramaticais e o uso do inglês como uma habilidade comunicacional. Dê uma olhada neste vídeo!
Atividade
Ferramentas para aumentar o conhecimento
1. Pegue uma folha.
2. Dividida a folha em duas partes com uma linha.
3. Escreva “conhecer o idioma Inglês” do lado esquerdo, e à direita “usar o idioma”.
4. Localize cada um desses conceitos onde você achar melhor.
Conhecer as regras gramaticais - Pedir licença para ir ao banheiro - Contar o que você fez no final de semana - Perguntar sobre a previsão do tempo - Lista de verbos - Perguntar o nome de alguém - Responder como está sua família - Responder o que você comeu ontem - Vocabulário - Fazer uma lista de animais - Contar a um amigo qual é seu animal favorito - Cantar uma música que você já conhece.
Vamos trabalhar com as palavras que você classificou em “usar o idioma”.
Dentro da produção de uma língua encontramos dois tipos diferentes: produção automática e produção espontânea.
Usamos a produção automática para ações do dia a dia que sabemos de memória. Talvez não sabemos o significado de cada uma das palavras que falamos ou porque estão postas de certa forma. Mas sabemos que a frase "posso ir ao banheiro?" me permite sair da sala de aula.
A produção espontânea é a que usamos para conversas longas. Temos que usar as palavras que conhecemos da maneira que achamos melhor e ordená-las de acordo com as regras que estamos adquirindo.
Os alunos são incentivados a falar quando o clima de confiança na sala de aula é elevado.
Agora, voltando a nossa folha:
5. Divida em dois novamente a parte da folha que você deixou para "usar o idioma".
6. Na parte superior vai escrever "produção automática" e na parte inferior "produção espontânea".
7. Por último vai separar nos dois tipos de produções todas as palavras que você colocou na parte de "usar a língua" e tente desenhar alguma coisa que represente a idéia usar (automática e espontânea) e a idéia saber.
- Se tiver coragem compartilhe o que você fez com a comunidade Vivadí para incentivar a participação dos outros professores nos nossos Nano-Cursos.
Frases
Muro das citações
"Crianças - todas as crianças - lhes garanto, estão preparadas para a aventura do aprendizagem inteligente. Eles estão cansados de serem tratados como bobos ou como adultos em miniatura. São o que são e têm o direito de serem o que são: mudar de natureza, porque aprender é mudar o jeito de ser no mundo. "- Emilia Ferreiro
"Não devemos esquecer que falar se aprende falando" Ingrid Mosquera Gende
Apelo à ação
Na hora H
Durante a semana você deve se concentrar em identificar as situações em que os alunos usam frases armadas, onde não conhecem o significado exato das palavras.
Resumo
Em poucas palavras
Na metodologia Vivadí professor será o responsável de gerar um ambiente engajador na sala de aula. Um lugar onde a comunicação e a confiança sejam a base da aprendizagem.
Usar vs Saber:
Usar é dar à língua um uso significativo de comunicação.
Saber é aprender as regras da língua.
Existem dois tipos de produções:
Usamos a produção automática para ações do dia a dia que aprendemos de cor.
A produção espontânea é usada para conversas longas. Temos que usar as palavras que conhecemos da maneira que acharmos melhor e ordená-las de acordo com as regras que estamos adquirindo.
Auto-avaliação
Se olhando no espelho
Só você vai poder identificar quais foram os conceitos que aprendeu neste Nano-Curso. Chegou a hora da auto-avaliação.