CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS

Aquisição vs. Aprendizagem: Imersão

Tempo estimado: 20'

 

Objetivos

Os objetivos deste Nano-Curso são: 

  • Fazer uma aproximação inicial ás virtudes pedagógicas da imersão na aquisição de uma segunda língua.

  • Identificar as convicções e nuances particulares a partir das quais Vivadí implementa uma metodologia imersiva no seu programa.

Sugerimos que você reveja esses objetivos ao concluir o curso!

Introdução:

Começando do zero

 

No Vivadí sabemos que não existem fórmulas mágicas para resolver, em pouco tempo, o que anos de abandono e práticas erradas produziram nas escolas brasileiras. No entanto, é na combinação de estratégias que  são dados passos significativos na direção de uma aquisição verdadeira e genuína da linguagem. Uma dessas estratégias - que também se destaca como uma das nossas práticas pedagógicas mais emblemáticas - é a imersão. No próximo nano curso você poderá aprender um pouco mais sobre o conteúdo desta prestigiosa metodologia  e de que forma está instalada no coração do sistema Vivadí.

 

Exercício de Mindfulness:

Harmonía

Imersão - Harmonía
00:00 / 00:00
 

Vídeo conceitual

É a hora do show

A partir do vídeo e das vozes dos nossos fundadores e especialistas você será capaz de entender como o conceito de imersão se articula com a filosofia de Vivadí.

Leituras

Ferramentas para aumentar o conhecimento

 

Leia sobre as opiniões de Mike Bostwick sobre a imersão, o significado e a importância das técnicas imersivas na aquisição de uma segunda língua!

Frases

Muro das citações

 
"A Educação não é a preparação para a vida, é a própria vida."
- John Dewey

"Quanto mais você ler, mais coisas você saberá, quanto mais você aprender, mais lugares você percorrerá."

- Dr. Seuss

 

Apelo à ação

Na hora H

Levando em consideração tudo o que você aprendeu e descobriu durante este Nano-Curso, sugerimos que ponha em prática esse novo conhecimento. Tente proporcionar uma experiência de imersão,na qual você dispense ajuda, estímulos ou introdução prévia na sua língua materna.

 

Vamos começar de uma maneira simples: quando você tiver a oportunidade de assistir um filme online, tire as legenda e tente entender tudo o que puder.

 

Resumo

Em poucas palavras

1º Conceito

A aquisição de uma língua tem a sua própria lógica. E esta lógica está bem longe de ser a operação cognitiva consensual para aprender o conteúdo mais tradicional da escola.

 

2º Conceito 

O ensino tradicional faz uma falsa equivalência entre aprender e adquirir uma língua.

 

3º Conceito

A chave para uma experiência imersiva é a provisão de uma atmosfera real e significativa, que deve estar, exclusivamente, dentro da linguagem que se deseja ensinar.

 

4º Conceito

Ao contrário do que é pretendido habitualmente - que os alunos respondam às exigências dos outros - em Vivadí, os adultos são os que têm a responsabilidade de fomentar a experiência imersiva com significado.

 

5º Conceito

Imersão significa que a nova língua é o meio, e o objeto, de instrução.

 

6º Conceito

Normalmente os benefícios da imersão se tornam evidentes depois de dois ou três anos no programa. Por esta razão, para perceber as vantagens da segunda língua de imersão é importante que os alunos permaneçam no programa durante todo o período elementar.

 

7º Conceito

A língua é adquirida de forma mais eficaz quando é aprendida em um contexto social significativo.

 

8º conceito

A educação por imersão mostrou que os estudantes de imersão sempre atendem ou superam as expectativas acadêmicas em sensibilidade cultural porque são mais conscientes e mostram atitudes positivas em relação a outras culturas.

 

Auto-avaliação

Se olhando no espelho

Só você pode identificar quais foram os conceitos aprendidos neste Nano-Curso. Chegou a hora da auto-avaliação.

1. Qual seria a razão pela qual o processo de aquisição de inglês nas escolas está falhando?
2. A chave para uma imersão significativa é:
3. A participação das famílias é fundamental no processo de imersão porque:
4. O processo de imersão em uma segunda língua vale a pena:
5. Uma segunda língua é adquirida de forma mais eficaz quando:
6. Imersão em uma segunda língua na primeira infância tem o seguinte efeito:
Acompanhe pelas redes
  • Gris Icono de Instagram
  • Gris Icono de YouTube
  • Gris Facebook Icono

Rua Booker Pittman, 163

Morumbi, São Paulo – SP
CEP: 04711-030

+55 11 94925-5796

contato@vivadi.com.br