Bem-vindo!

Seja bem-vindo ao início de um caminho que construiremos juntos!

Será uma força conjunta: nós, o seu gestor e as famílias da escola. Juntos construiremos uma verdadeira imersão das crianças no inglês.

ANTES DE COMEÇAR

Vamos deixar uma data reservada para a nossa próxima conversa?

1

Entenda a essência do Vivadí

A razão de tudo

Nos primeiros anos a criança aprende e desenvolve a fala pela necessidade de se comunicar. Atualmente o inglês se tornou um manual rígido, com tarefas e conteúdos ineficazes que atrofiam a verdadeira razão para o ensino desta língua,: o uso significativo de uma nova ferramenta de comunicação.

A proposta do programa

Vivadí está convencido que essa relação só pode surgir através da criação de uma atmosfera de imersão e de confiança que, habilitando os erros e estimulando a produção autêntica, tem como principal objetivo a comunicação.

As bases filosóficas

Os alunos passam por um processo que inclui três eixos metodológicos principais:

Imersão Profunda

O inglês será o fio condutor das experiências da criança, que construirá um relacionamento significativo com a língua. Assim, com a ajuda do Vivadí, os professores e os familiares construirão as atmosferas adequadas para a aquisição da língua.

Produção Significativa

A criança, ao se familiarizar com a língua e ser estimulada através de uma atmosfera de confiança, produzirá de forma autêntica. Isso significa que a produção acontece pela necessidade de comunicação. O objetivo central da produção no nosso programa é que seja "de dentro pra fora", e não para atender as vontades alheias.

Harmonia

Frequência

Ao propor às famílias a possibilidade de aplicar o Vivadí todos os dias, trabalhamos a frequência do contato da criança com o inglês. O que conseguimos resolver em apenas 1 hora por semana? Com a frequência construiremos o hábito e familiaridade com a língua.

É possível ensinar sem imposições. Para isso é necessário que a paciência, o auto-conhecimento e a empatia sustentem a atmosfera construída. 

 

Nas aulas trabalharemos a construção da harmonia dos alunos através da consciência do corpo e a sua relação com a  mente. Primeiro construiremos a harmonia em nós mesmos. Depois sermos capazes de ajudar a construí-la nos alunos.

EM POUCAS PALAVRAS

A FREQUÊNCIA será exercida através das experiências semanais que os alunos vivem com o professor e pela estimulação diária que é projetada para o contexto familiar.

A IMERSÃO PROFUNDA e a PRODUÇÃO SIGNIFICATIVA serão trabalhadas através de uma estrutura didática cuidadosamente construída. Se fomenta o uso do corpo, a interação entre pares e o contato com recursos audiovisuais.

Todos os nossos valores se baseiam no pilar HARMONIA, onde trabalhamos, principalmente, a paciência, a persistência e a disciplina de todos os envolvidos.

Como estão estruturados os ciclos?

2

Os ciclos são compostos por pilares que ajudam a criança a adquirir uma língua por objetivos didáticos e não por eixos temáticos nem por nível de fluência ou idade.
Portanto, cada ciclo está materializado por experiências que condicionam a criança a desenvolver habilidades específicas, e não apenas cumprir conteúdos.

NOSSO PROGRAMA É ORGANIZADO A TRAVÉS DE CICLOS

CADA CICLO LEVA O NOME DE UMA ÁRVORE

As árvores são vivas, estão em constante movimento e são influenciadas pela a atmosfera que as envolve. Seguindo essa linha de pensamento o Vivadí está convencido que a atmosfera que é construída na sala de aula leva ao crescimento das crianças para a aquisição da língua. E o professor deverá compreender quais são os "nutrientes" necessários para "alimentá-las" de forma apropriada.

COMO SERÁ A PASSAGEM DE UM CICLO AO OUTRO?

A nossa visão de desenvolvimento não é compatível com lógica linear, padronizada e rígida do ensino tradicional,. Construiremos nossa proposta de forma que todos os envolvidos respeitem a construção dos ciclos pela sua essência, para que não se confunda a estrutura de um ciclo com meros "capítulos" de livros ou até mesmo com depósitos de conteúdos.

Para construir a base primordial da criança com a língua entendemos que todas elas, independentemente da idade, iniciarão o Vivadí a partir do ciclo 1 (Palm Tree). O objetivo é respeitar a criança na necessidade de viver a imersão por completo, no seu  ritmo. Isso irá fortalecer a idéia de usar o inglês como ferramenta de comunicação.

Por essa razão não haverá um tempo esperado ou exato para finalizar um ciclo. As rubricas (nossa forma de avaliação) irão te ajudar a observar e avaliar as evidências de que as crianças estão se desenvolvendo com o inglês e prontos para passar de um ciclo para o outro.

EXEMPLO

Os objetivos do Ciclo 1 (Palm Tree) são:

 

  • Construir uma rotina Vivadí diferente das outras aulas

  • Gerar a curiosidade das crianças pelo inglês

  • Desenvolver a confiança da criança ao se relacionar com o inglês

Ao  planejar uma aula você deve ter em consideração a idade das crianças somente para lançar mão dos recursos apropriados para cada faixa etária. Isso significa que todo ciclo tem a mesma estrutura, com recursos diferentes para cada idade.

Nossa estrutura está pautada em 7 momentos:

 

  • Música inicial

  • Game

  • Vídeo de apelo emocional

  • Storytelling

  • Momento de descontração e dança (Move your hips)

  • Música final

 

Cada etapa tem recursos que te ajudarão a atingir os principais objetivos do ciclo e construir uma boa atmosfera de imersão. 

Lembre-se que o nosso objetivo é atingir as metas de cada ciclo. Com isso em mente, você entenderá as estratégias por trás de cada etapa da rotina Vivadí.

3

Como avaliamos em Vivadí?

Vivadí propõe que a criança seja a maior referência para evidenciar se houve ou não aprendizagem. Isso é totalmente divergente do método tradicional, que se apoia nos livros para atestar o conhecimento. 

O que observar?

A criança se torna o principal comprovante de que a língua está sendo adquirida quando se expōe ao inglês e se comporta de forma diferente com ele, anulando assim a necessidade de livros, provas ou tarefas de casa. 

Isso significa que as crianças não serão avaliadas pelo seu nível de fluência, quantidade de exposição de seus conhecimentos ou habilidades de decorar frases soltas.

Como observar?

Ao acessar as Rubricas de cada ciclo, o professor será capaz de identificar quais são os comportamentos que indicam o nível de relacionamento da criança com o inglês, avaliando de forma significativa e eficaz. Assim, as rubricas estão estruturadas de acordo com os objetivos principais de cada ciclo.

Qual é a importância das rubricas?

A criança será observada e estimulada no que for necessário para adquirir a língua. As rubricas te ajudarão a construir estratégias para alcançar estes objetivos.

Você construirá uma visão geral sobre o desenvolvimento de sua turma. Isso te ajudará a crescer como professor, aprendendo a ensinar usando diferentes estratégias.

Cada aluno terá a oportunidade de ser avaliado de forma coerente e eficaz.

As rubricas irão determinar se a turma está pronta para passar de ciclo. Para preencher as rubricas, você avaliará se os alunos atingiram as metas de cada objetivo e estão prontos para um ciclo novo.

Vocês já perceberam que o Vivadí é muito mais do que uma simples plataforma virtual. Aqui você encontrará os recursos necessários para construir o momento apropriado para a aquisição da língua. Entenda como no seguinte vídeo:

O uso da plataforma 

4

5

Quais são os passos a seguir?

Tal como a própria metodologia Vivadí, a nossa relação com o professor também está baseada nos pilares de imersão, frequência e produção. Por isso, acompanhe as dicas para os primeiros 50 dias do professor Vivadí.

Para você conseguir atuar no nosso programa com eficiência e autonomia propomos atravessar 10 etapas.

 Para o processo seja enriquecedor e útil na sala de aula será fundamental o seu compromisso, a sua disciplina e a sua persistência.!

AS 5 ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO PROFESSOR

1

ATIVAÇÃO

A primeira ativação será pelo Whatsapp.  Junto com o time de acompanhamento você definirá uma data para a primeira reunião à distância. Neste primeiro momento você receberá o material que irá introduzir o Vivadí de forma prática, acessível e interativa.

2

SETUP

Na data agendada, faremos a reunião face-to-face pelo ZOOM. A equipe de acompanhamento irá receber suas dúvidas sobre o programa. Nesse momento definiremos a primeira aula Vivadí.

3

APROFUNDAMENTO

Será um momento de imersão na nossa proposta. Depois do Setup você terá mais confiança e clareza para entender o que se espera de uma aula Vivadí. Você pode rever o primeiro material e planejar a primeira aula (que será na data que foi agendada no setup).

4

TEST DRIVE

Pela primeira vez você irá trabalhar na sala de aula com o Vivadí . Também receberá um formulário para anotar todas as suas dúvidas e um link para agendar uma reunião de follow up para esclarecer as dúvidas e receber dicas depois da primeira aula.

5

ENTENDIMENTO (Follow-up #1)

No follow up 1, a equipe de implantação irá te auxiliar com as dúvidas apresentadas no formulário anterior. Também irá sugerir algumas práticas Vivadí . Você receberá mais material para entender e refinar suas práticas. Aqui se inicia o processo de formação, que ainda faz parte da implantação.

AS 5 ETAPAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

REFINAMENTO (Follow-up #2)

Você terá um segundo follow up depois de 15 dias com o Vivadí,. A equipe acolherá suas dúvidas e deixará dicas para aprimorar seu desempenho na sala de aula. Aqui você receberá mais material de suporte para construir construir suas práticas.

6

AUTONOMIA (Follow-up #3)

Depois do treinamento você terá duas semanas de autonomia para sentir com mais firmeza o Vivadí . Depois a equipe fará uma reunião para entender como foi esta etapa. Também te ensinará sobre a forma de avaliação Vivadí (rubricas).

7

ALINHAMENTO

A equipe de formação do professor irá transmitir ao gestor como foram os primeiros 30 dias com o você. Se ajustará o que for necessário para um bom desenvolvimento do programa na escola.

8

AVALIAÇÃO FINAL (Follow-up #4)

Para passar para a etapa de acompanhamento, você deve preencher as rubricas do primeiro ciclo, aprendendo a transição completa do programa Vivadí. Caso demostre pleno entendimento, você receberá as novidades e etapas para o acompanhamento e rede de professores.

9

ACOMPANHAMENTO

Você se encontra numa nova etapa. Você participará de reuniões quinzenais por video conferência com todos os professores Vivadí do Brasil. A partir daqui você deverá ter atitude proativa, buscando o contínuo crescimento no nosso programa. Sua participação mensual será reportada à nossa gestão

10

Estamos muito entusiasmados para começar este processo juntos.

VAMOS LÁ!

Nossa ferramenta de comunicação face-to-face será 

Se você precisa de ajuda para entrar nas reuniões, olhe esse tutorial:

  1. Baixe o app Zoom Cloud Meeting (computador ou celular) neste link: https://zoom.us/download#client_4meeting

  2. Depois que o app estiver instalado em seu aparelho, basta clicar no link da reunião que será enviado

  3. Não precisa de senha, basta instalar o app e clicar no link no horário combinado. Se você estiver usando o computador e for pedido o número de ID, digite os últimos números do link!

  4. Tudo pronto! Agora é só agendar comigo!